sábado, 12 de setembro de 2009

como sempre: todo o controlo é bem mais fácil na teoria que na prática











































Anotei cuidadosamente as preciosas dicas que o 'venus as a boy' tão pacientemente se dispôs a
partilhar comigo há uns dias atrás. O objectivo era anular o modo automático da maior parte das fotografias que eu passasse a tirar, ao conseguir controlar a abertura ou a velocidade na máquina.

A partir daí, toda a atenção seria virada para o objecto, tempo, abertura, diafragma, velocidade, luz, para todos juntos, ou então...a nenhum em especial.

Hoje dediquei-me a pô-las em prática em casa, de pijama, de cábulas na mão, a suster a respiração entre cada 'clic' e a fazer pinotes na cama, deitada no corredor, para tentar os mais arriscados (e ridículos) enquadramentos. Os alvos foram escolhidos cuidadosamente e ainda consegui partir uma cadeira do terraço com as acrobacias quase quase quase quase artísticas. Todas as outras - várias dezenas - de fotografias de todos os outros tantos objectos encontram-se agora a repousar confortavelmente na Reciclagem.

Com muita pena minha, os resultados não foram senão experiências quase fracassadas que rondam a proximidade ao vulgar modo automático (mas com muito mais suor e colapsos respiratórios :-) para além de não ter conseguido pôr todos os ensinamentos em prática como gostaria.

Pelas razões mais óbvias, tornou-se imperativa a compra urgente de um tripé (e talvez de um curso a acompanhar ;-)

3 comentários:

Anónimo disse...

Amei o mimo das fotos!!(=

Sem dúvida que esses conselhos de mestre foram seguidos à risca como prova o resultado final, parabéns!!

Não fui capaz de anular a visão do avião de papel do nosso mui estimado filme los amantes(...)eheh

Venha o tripé e venham os cursos!xD

abnoxia disse...

Eu cá acho que te saiste muito bem! Parabéns a ti e ao mestre:) Continuem!

Venus as a boy disse...

O mestre diz que o resultado foram fotografias com alma. E acho que isso se sobrepõe a qualquer técnica que se possa aprender! Continua, não páres!